Retrospectiva 2016 : Momentos que marcaram a música angolana em 2016
Falando da indústria musical, todos os anos geralmente ficam na nossa memória acontecimentos inusitados que giram em torno dos seus actores principais e 2016 não fugiu à regra. Crise! Crise, Crise, palavra foi a mais repetida 2015 e voltou a ser em 2016 afetando o sector musical de forma negativa o que se refletiu claramente nos poucos discos e vídeos clips lançados durante o ano de 2016.
2016 Também foi o ano para alguns artistas alavancarem a sua carreira como foi caso de C4Pedro um dos mais influentes músicos angolanos da nova geração Multifacetado começou o ano ganhando prémios no Moda Luanda, ofereceu para milhares de fãs no estrangeiro um grande show no Campo Pequeno. Para C4 Pedro 2016 foi um ano de pouco descanso pois tinha uma agenda lotada de compromissos dentro e fora de Angola toda dedicação e trabalho do artista se refletiu nos prémios de melhor artista da lusofonia prémio dado pela MTV Base Africa e melhor artista da Africa Central nos Afrima Awards 2016. No meio do ano anunciou uma nova contração pra sua produtora BLS do então polémico cantor Adi Cudz conhecido pela sua forma censual de estar em palco.
O Cantor Cef sangue novo no mercado angolano, integrante da B26, com jeito meigo e talentoso conquistou os amantes do zouk com a sua música “Atrofiar” do projecto “O legado da Lenda” considera como um dos hits de 2016, ficando em primeiro lugar durante 18 semanas no Top Kisom da Unitel.
Para conceituada cantora Ary 2016 foi um ano de celebração a mesma completou 10 anos de carreira comemorando com o lançamento do seu novo disco intitulado 10, revolucionando o modo tradicional de vendas já habituado pelos angolanos, ao vender para alem da tradicional praça da independência nos mercados mais populares de Luanda como o mercado do 30 conhecido pela sua enchente populacional. 2016 Foi um ano abençoado para a artista que para além de comemorar uma dezena no mundo da música, Ary arrebatou o primeiro lugar no Top dos mais queridos 2016 realizado pela Rádio Nacional de Angola com a música “Papá fugiu” escrita por Baló Januário.
Força Suprema
2016 Foi o ano do regresso a Angola do grupo Força Suprema constituído por NGA, Prodígio, Don G e Masta, entre as inúmeras actividades que realizaram dentro e fora de Angola o destaque foi o lançamento do primeiro álbum de originais em setembro intitulado por “E a união faz a força”, álbum que foi recebido pelo público com choros e gritos no dia da venda e sessão de autógrafos a quem diga que teve que pernoitar da praça da independência para ver o seu disco autografado .
Puto Português
Depois da polémica “escuro not” que deixou muitos fãs do músico de costas virada com o cantor obrigando o mesmo a ausentar-se dos palcos por algum tempo, finalmente o artista virou a página para este episódio. Puto Português participou de diversos Show e ainda agraciou os seus fies fãs com o lançamento do álbum “Origens” que foi apresentado ao público no dia 5 de Novembro onde a musica “Fala Só” tomou um sucesso instantâneo hoje é uma das musicas mais tocada por todo o pais.
Puto Prata
Quem também fez muito sucesso neste ano foi o músico Puto Prata com a música “Tá bater ou não” que toca em tudo quanto é festa em Angola.
.
A nova música promocional do cantor faz parte do seu novo álbum que será lançado brevemente.
.
A nova música promocional do cantor faz parte do seu novo álbum que será lançado brevemente.
Preto Show e Hélio Baiano Deixam o Grupo The Groove
Um balde água fria aconteceu no meio do ano de 2016, DJ Helio Baiano e Preto Show anunciaram a sua saída do grupo para seguires suas carreiras a solo, deixando o grupo reduzido a dois Mids, e Fábio Dance que passarem a ser agenciados pela agência Hadja Models.
B26
Não se fala da B26 sem falar do seu mentor o autor da música “Carga” que já fez parte do grupo SSP e actualmente segue carreira a solo, Big Nelo com os seus vários anos de experiência em 2016 apostou para o mercado musical novas estrelas como Ceff, Lil Saint e Young Double provando mas uma vez para os amantes da boa musica que é a Lenda viva.
A coletânea “B26” tem o nome da editora chefiada por Big Nelo, e espelha o seu DNA: Singularidade, Inovação, Consistência e Originalidade. Com a criação da B26, Big Nelo deu a chance a talentos que ainda não tinham a oportunidade de verem o seu talento reconhecido.
Edmázia
A cantora angolana Edmázia Mayembe, esteve ausente do mercado durante um tempo, enquanto preparava o seu novo CD. Com a sua volta, a artista membro da produtora “Arca Velha Entretenimentos”, trouxe para os seus fãs o single “Alma Nua”, uma música no estilo Kizomba em que a cantora demonstra toda sua sensualidade sensualidade.
Milionário Records
Em Junho deste ano a Milionário Records apresentou a imprensa e ao público em geral, a sua visão, missão, valores para os próximos tempos no mundo do show Biz Nacional. O PCA da Milionário, Horácio Mosquito voltou a apostar na atividade artística e serviços associados com objetivo de contribuir para o rápido crescimento do mercado fonográfico de Angola. Com o regresso da Milionário Records, muitos são os artistas angolanos que têm se beneficiado do seu trabalho, tais como: Kanda, Punidor, Elma, Kueno Aionda, VC, Afrikanas,Dj Dorivado Mix, Sara Dem MC Cabinda, Jay Wine, YSC, Hélvio, Xclusivos.
Angola Music Awards
O evento que anualmente promove a cultura musical angolana através da premiação do trabalho dos melhores e mais populares artistas e criadores. A cerimónia de entrega de troféus do Angola Music Awards 2016 foi marcada com muita confusão pela má organização do evento, decorreu na noite de sábado (30) de Julho, em Luanda, tendo os músicos Matias Damásio, Nsoki, Pérola e Yuri da Cunha levado para as suas galerias mais de um troféu.
A cantora Pérola arrebatou dois troféus – “Melhor Artista Feminino” e “Show do Mês”, deixando em segundo plano, nas duas categorias, as colegas Bela Show, Telma Lee, Joly Makanda e Nsoki, que, por conseguinte, destacou-se noutras duas categorias: “Afrojazz” e “Videoclip do Ano”. Dela perderam os compatriotas Nelo Carvalho, C4 Pedro, Totó, Yuri da Cunha, Africanas e Celma Ribas.
Embora ausentes na cerimónia, Matias Damásio e Yuri da Cunha também foram destaques no AMA deste ano, levando cada um para casa dois troféus. Yuri da Cunha destacou-se nas categorias “Mérito Internacional” e “Kizomba do Ano”. Já Matias Damásio nas categorias “Carreira” e “Álbum do Ano”.
Seguiram-se os destaques de C4 Pedro, “Melhor Artista Masculino”, Edy Tussa, “Melhor Semba”, Mona Nicastro “Melhor R&B Sou”, Prodígio, “Melhor RAP”, Os Banah, “Melhor Afro House”, Nelo Carvalho, “Melhor Produtor”, Paulo Alves, “Melhor DJ”, Dizzi Diddy, “Artista Popular na Net”, Nádia, “Gospel do Ano”, Kiaku Kiadaff, “Show do Mês”, Africanas, “Grupo do Ano” e Bass, “Artista Revelação”.
A categoria “Kuduru do Ano” foi atribuída ao grupo Elenco da Paz com a música “Arroz, Feijão”, que por sinal muito aplaudido durante a sua apresentação no palco do AMA.
Em destaque tiveram também as actuações de Paul G, Livong, GV, Tatiana Durão, Bass, Celma Ribas, Afrikanas, Nelo Carvalho, Nsoki, Afro Sound Star, Bass e BBD e a atribuição do “Prémio Carreira” a dupla Filipe Zau e Filipe Mukenga, ambos ausentes na cerimónia, mas representados pelo docente universitário Professor Doutor José Fazend
Em destaque tiveram também as actuações de Paul G, Livong, GV, Tatiana Durão, Bass, Celma Ribas, Afrikanas, Nelo Carvalho, Nsoki, Afro Sound Star, Bass e BBD e a atribuição do “Prémio Carreira” a dupla Filipe Zau e Filipe Mukenga, ambos ausentes na cerimónia, mas representados pelo docente universitário Professor Doutor José Fazend
Músico Kudurista Nacobeta hospitlizado
Nacobeta conhecido como rei do Ndomboló, antigo no mundo da música no estilo kuduro, esteve um tempo sem aparição nas lides musicais e na primeira semana do mês de Outubro ouviu-se dizer que artista estava hospitalizado.
A Platina Line esteve no hospital Josina Machel, em que se encontrava internado o cantor, para colher informações sobre o estado de saúde do mesmo, mas infelizmente o músico encontrava-se impossibilitado de falar, porém, a nossa equipa de reportagem conversou com os seus familiares para inteirar-se sobre actual situação que vivia o renomado Kudurista.
Várias mensagens foram partilhadas de hora a hora, se não de minuto a minuto nas redes sociais, com informação de que o músico precisava de donativos. Mas, a Platina Line apurou junto a família e esta por sua vez, esclareceu que precisava-se de muito mais, de ajuda de custos. Pois o músico encontrava-se com problemas de otorrino (questões ligadas à garganta e audição), por excessivo uso de bebidas frescas, exposição durante muito tempo ao ar livre com temperaturas muito frias e má alimentação. Não tardou, Nacobeta começou a receber a ajuda dos seus colegas de trabalho, como Yuri da Cunha que se predispôs a ajudar o colega com a questão de aquisição de documentos para deslocação ao exterior do pais, a fim de dar sequência do tratamento, a representante da LS Republicano, Cátia Carmo e o músico, Puto Português visitaram o músico ainda no hospital aproveitando da ocasião para fazerem uma doação no valor de um milhão de Kwanzas (1.000.000.00) a fim de ajudar nas despesas de tratamento.
Step Music
A agência Step lançou neste ano o seu novo projecto intitulado Step Music.
Desde sempre envolvida na gestão de eventos, principalmente musicais, como é o caso dos concertos realizado pela operadora de telefonia móvel Unitel, a empresa lançou-se agora na gestão de carreiras de artistas, tanto a nível nacional e internacional.
No lançamento do projecto, Karina Barbosa, directora da Step, explicou que este novo sector da empresa “é uma evolução natural dentro da sua história, fruto de um trabalho já desenvolvido e da unanimidade que tem com vários artistas”. Bruna Tatiana, Mylson, Dji Tafinha, Daniel Nascimento, Kalibrados, Léo, Eva Rap Diva e Zoca Zoca são os artistas que já fazem parte do projecto.
A agência Step lançou neste ano o seu novo projecto intitulado Step Music.
Desde sempre envolvida na gestão de eventos, principalmente musicais, como é o caso dos concertos realizado pela operadora de telefonia móvel Unitel, a empresa lançou-se agora na gestão de carreiras de artistas, tanto a nível nacional e internacional.
No lançamento do projecto, Karina Barbosa, directora da Step, explicou que este novo sector da empresa “é uma evolução natural dentro da sua história, fruto de um trabalho já desenvolvido e da unanimidade que tem com vários artistas”. Bruna Tatiana, Mylson, Dji Tafinha, Daniel Nascimento, Kalibrados, Léo, Eva Rap Diva e Zoca Zoca são os artistas que já fazem parte do projecto.
Anselmo Ralph
Após vários meses a preparar o seu novo trabalho intitulado “AMOR É CEGO” , com edição prevista pela Sony Music Entertainment, o musico divulgou no mês de Novembro, o seu primeiro videoclip. O álbum “AMOR É CEGO”, relata a história de uma relação amorosa e as músicas que o integram, retratam vários momentos dessa relação, onde amor, paixão, traição, encontros, desencontros e perdão, são os ingredientes principais.
Matias Damásio
O CEO da produtora Arca Velha que tem estado a trabalhar para o desenvolvimento da música angolana, durante o ano 2016, deu passos significativos na sua carreira, internacionalizando o seu trabalho em países como Brasil e Portugal, a prova disso foi um dos seus sucessos que foi escolhido para tocar na trilha sonora da novela portuguesa “A impostora” da TVI.
Considerado um dos melhores artistas do nosso país, Matias Damásio em 2016 fez sucesso com as suas músicas em Portugal, tendo a musica intitulado “Loucos” em terceiro lugar na lista das mais vendidas do iTunes em Portugal, lançou o vídeo clip da respectiva música no youtube que teve a participação do cantor Héber Marques. O músico também celebrou parceria com os artistas Cabo Snoop, Laton e Edmázia e encerrou o ano com grande show no pavilhão da Cidadela.
Considerado um dos melhores artistas do nosso país, Matias Damásio em 2016 fez sucesso com as suas músicas em Portugal, tendo a musica intitulado “Loucos” em terceiro lugar na lista das mais vendidas do iTunes em Portugal, lançou o vídeo clip da respectiva música no youtube que teve a participação do cantor Héber Marques. O músico também celebrou parceria com os artistas Cabo Snoop, Laton e Edmázia e encerrou o ano com grande show no pavilhão da Cidadela.
O ano de 2016 também ficará marcado pelos grandes sucessos musicais com destaque para:
Filomena Maricoa
Filomena Maricoa a cantora moçambicana que com o sucesso da música “Nhanhado” faz levantar grandes pistas de dança. Apesar de não ser angolana Filomena na sua primeira visita ao país confessou estar muito feliz pela recepção dada pelo povo, e acrescentou ainda dizendo não tinha noção do sucesso que a sua música fazia.
Elenco da Paz
Outra grande revelação o projecto Elenco da Paz que a menos de um ano no mercado surgiram com a música “Arroz com Feijão” que logo tornou-se viral nas periferias e ao redor das cidades angolanas. Receberam o primeiro prêmio no Angola Music Awards 2016 na categoria “Kuduro do ano” e logo depois foram mais longe fazendo parte dos dez finalistas no Top Rádio Luanda ficando em terceiro lugar.
erú Americano
Na categoria revelações do ano também está o cantor Neru Americano jovem de aproximadamente 18 anos que surgiu no meio do ano com o kuduro “Mambo rijo” onde tornou-se hit nacional.
ÁLBUNS PUBLICADOS EM 2016
Apesar da crise que o país está a viver a música angolana não ficou parada, os artistas não decepcionaram os seus fãs 2016 teve 10 lançamento obras discográficas e em formato digital, que foram comercializado ao preço de 1500 á 2000 kzs foram do preço habitual praticados nos últimos 10 anos.
1. Forca Suprema – “ E União fez força “
2. Puto Português – com “Origens”
3. Anna Joyce –
4. Cristo – “ Palavra”
5. Ary – com Album Dez
6. Paulo Flores com “ Bolo de Aniversário”
7. B26- “ O Legado da Lenda”
8- Anselmo Ralph com o “Amor é Cego”
9. Dji Tafinha- “Filho da Vitoria “
1. Forca Suprema – “ E União fez força “
2. Puto Português – com “Origens”
3. Anna Joyce –
4. Cristo – “ Palavra”
5. Ary – com Album Dez
6. Paulo Flores com “ Bolo de Aniversário”
7. B26- “ O Legado da Lenda”
8- Anselmo Ralph com o “Amor é Cego”
9. Dji Tafinha- “Filho da Vitoria “
0 comentários:
Enviar um comentário